O Rio Meia Ponte é um dos mananciais mais importantes de Goiás. No entanto, enfrenta desafios graves, como poluição e desmatamento. Na busca por soluções concretas, a Expedição Científica, chega à sua terceira edição com novas parcerias e um alcance ampliado.
Desde 2023, a Expedição tem mobilizado pesquisadores, estudantes, órgãos públicos e a comunidade. Agora, em 2025, a expedição avançou ainda mais em seu propósito, conectando ciência e ações diretas para proteger o rio de forma eficaz.
Para a Jaepel, o respeito ao meio ambiente é fundamental. Por isso, reconhecemos a água como um recurso essencial e apoiamos iniciativas como esta, que representa uma mobilização coletiva para preservar o Rio Meia Ponte, garantindo que ele continue sendo um recurso vital para Goiás.
Resumo das ações e conquistas alcançadas
1) Impacto direto na comunidade – atividades educativas:
- Mobilização de 320 voluntários (professores, técnicos e monitores).
- Atendimento de 1.250 estudantes nas Tendas Ambientais.
- Orientação de 120 membros da comunidade por meio de atividades educativas.
- Distribuição de 1.200 jogos educativos e 1.520 mudas (1.400 nativas e 120 medicinais).
- Exposições socioambientais na Praça do Cais “Cândida de Morais”, na Escola Municipal “Direito do Saber” e na Avenida Mangalô.
2) Ações de preservação, monitoramento hídrico e análises:
- Coleta de amostras em oito pontos estratégicos do rio para análise laboratorial.
- Remoção de 133 toneladas de resíduos das margens.
- Roçada de 62.000 m² de área para manutenção das margens.
3) Ampliação das parcerias técnicas e financeiras:
Além da participação de universidades como UFG, UEG, IFG, PUC-GO, houve a ampliação do apoio técnico de instituições como COMURG, CEMAD, SANEAGO, IBAMA, AMMA, CPRM/SGB, Corpo de Bombeiros e o Batalhão Ambiental da PM, da mesma forma, a expedição contou com um reforço importante em sua estrutura de apoio financeiro para a realização das próximas ações de conservação:
- Governo Federal: Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
- Instituições Financeiras: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
- Governo Estadual: Fundo de Amparo à Pesquisa de Goiás (FAPEG).
- Compensações Ambientais: TRT-18ª Região e Ministério Público do Trabalho (origem: multas trabalhistas convertidas e Termos de Ajustamento de Conduta – TACs).
Essas parcerias permitirão não apenas mapear e monitorar a qualidade da água do Meia Ponte, mas também ampliar as ações de recuperação ambiental, incluindo a proteção das nascentes e a fiscalização da foz do rio.
Cuidar do rio é cuidar da vida. A 3ª Expedição Científica do Rio Meia Ponte demonstra que, quando ciência, instituições e sociedade trabalham juntas, é possível construir um futuro mais sustentável para todos.
Para saber mais sobre a Jaepel, visite nossos canais:
Website: www.jaepel.com.br
Instagram: @jaepelbrasil
Facebook: Jaepel
LinkedIn: Jaepel
Leave a Reply