Jaepel recebe a 20ª edição do Café Seguro do TRT-GO

Através da parceria e iniciativa da ADIAL (Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás), a Jaepel recebeu no ultimo dia 20 de setembro comitiva do TRT de Goiás para o evento 20ª edição Café Seguro.

Participaram o desembargador e gestor regional do Programa Trabalho Seguro Welington Peixoto, o vice procurador chefe do MPT-GO Marcelo Ribeiro da Silva, além da juíza Nara Kaadi, titular da 3ª Vara do Trabalho de Aparecida de Goiânia, a juíza Eneida Martins, titular da 2ª Vara do Trabalho de Aparecida, a juíza Narayana Hannas da 11ª Vara de Goiânia, o advogado Jerônimo Júnior, diretor do Instituto Goiano de Direito do Trabalho (IGT), o presidente da Amatra18, juiz Cleidimar Almeida, a coordenadora do CEJUSC Goiânia, o diretor da ADIALLOG, Eduardo Alves Neto e a convidada da Jaepel Dra. Eliane de Platon.

A visita da equipe do Café Seguro  a empresas de médio e grande portes do Estado faz parte da agenda  do programa Trabalho Seguro do TRT de Goiás para conhecer boas práticas adotadas por essas empresas e aproximar o Tribunal do cidadão. Durante as atividades, magistrados, servidores, advogados e procuradores do Trabalho têm a oportunidade de observar de perto o “chão de fábrica” e os processos de trabalho nas indústrias que convidam o Tribunal. Além disso, são ministradas palestras a gestores e funcionários.

Na oportunidade, o vice-procurador-chefe do Ministério do Trabalho em Goiás, Marcello Ribeiro da Silva, reforçou a importância da conscientização para o comportamento seguro. Ele destacou que a vida é um dos direitos fundamentais, e expressou entusiasmo por programas de prevenção de acidentes, ressaltando que “acidentes de trabalho ainda ocorrem com frequência e que iniciativas como essa são fundamentais para garantir a segurança e o bem-estar dos trabalhadores.”

 

Programação

Durante visita na fábrica, os convidados tiveram a oportunidade de conhecer as políticas de segurança no trabalho implementadas pela Jaepel, como destacou o desembargador Welington Peixoto. Para ele, momentos como este são essenciais para que o Judiciário entenda as práticas empresariais: “é preciso conhecer e incentivar o trabalho preventivo de acidentes de trabalho realizado por empresas no Estado de Goiás. Não estamos aqui para fiscalizar, mas para conhecer a empresa e conversar com os funcionários”, ressaltou o desembargador. “Ninguém aqui quer ficar em lados opostos, todos querem ganhar, ter direitos, ter uma carreira e a garantia de poder desempenhar atividades em um ambiente seguro e livre de qualquer discriminação”, disse Peixoto.

O evento também contou com palestras, incluindo um especialista em segurança no trabalho, Djalma Carvalho que abordou a importância do comportamento seguro, e a psicóloga do TRT-GO, Marina Cançado, que falou sobre a relação entre saúde mental e segurança no ambiente de trabalho, reforçando a importância de prevenir a ansiedade e o estresse. Aproximadamente 200 trabalhadores participaram das palestras e do bate-papo com a comitiva do TRT de Goiás.

 

Sustentabilidade

Além das questões relacionadas à segurança, a Jaepel apresentou iniciativas nas áreas de sustentabilidade e responsabilidade social. Os visitantes conheceram o novo restaurante da empresa e ficaram surpreendidos pela qualidade do local. Também participaram de apresentações sobre as ações de reaproveitamento de água da Jaepel, que inclui a captação de água e a reutilização de efluentes no processo produtivo, bem como a utilização de matéria-prima 100% reciclada na fabricação de seus produtos. Um dos diretores da empresa, José Roberto Amoroso, enfatizou durante a visita que “nosso bem mais valioso é o funcionário, não adianta termos o melhor equipamento se não tivermos um funcionário motivado e feliz”. Ele também informou que a empresa destinou mais de R$ 8 milhões para ações de responsabilidade social nos últimos três anos, concedeu 7.200 horas de treinamento e ampliou o plano de saúde para as famílias dos funcionários. “Queremos causar um impacto positivo na sociedade”, finalizou o empresário.

Ao final do evento, promotores e juízes destacaram o exemplo da Jaepel na promoção de um ambiente de trabalho seguro e saudável, reforçando a importância da parceria entre empresas, trabalhadores e o Judiciário para um futuro mais justo e sustentável.

 

 

Para saber mais sobre a Jaepel, visite nossos canais:

🌐 Website: www.jaepel.com.br 
📸 Instagram: @jaepelbrasil
👍 Facebook: Jaepel
💼 LinkedIn: Jaepel

Leave a Reply

Your email address will not be published.